GeralHome

Edital na modalidade internacional é inédito na história da cidade

Edital na modalidade internacional é inédito na história da cidade que teve o primeiro planejamento urbano há 45 anos

 

Pezzolo montou time de primeira em questão de planejamento

Santo André, pela primeira vez na história, lançou um edital na modalidade internacional, obedecendo criteriosamente os preceitos das Políticas para Aquisição de Bens e Obras Financiadas pelo BID.

As intervenções para a duplicação do Adib Chammas vão trazer vários benefícios para o município; como a melhora na fluidez do tráfego entre as duas regiões da cidade e a redução nos tempos de viagens dos motoristas que utilizam essa transposição, proporcionando aumento na articulação da rede viária.

Meio ambiente

A emissão dos poluentes e gases que contribuem para o efeito estufa também será reduzida e a qualidade do ar apresentará uma melhora significativa; na medida em que os veículos ficarão menos tempo em seus deslocamentos e poluirão menos.

Enfim, outro diferencial desta obra é o inédito método construtivo que será adotado para a duplicação do viaduto Adib Chammas, que se chama balanço sucessivo.

Viaduto Adib Chammas terá a duplicação a partir desse ponto

Sem trânsito

Com a execução desse tipo de projeto; será possível a construção do novo complexo sem a necessidade de escoramento sob a obra e; portanto, sem obstruir o sistema viário durante a construção, evitando ao máximo grande problemas para os motoristas.

Aliás, a execução da obra é feita por módulos, simultaneamente dos dois lados do viaduto; para manter o equilíbrio da estrutura, até os módulos se encontrarem no centro do viaduto. No caso do viaduto Adib Chammas, cada módulo tem quatro metros de comprimento; em um total de 17 módulos (oito de cada lado, além de um central).

Tradição

Afinal, a opção por essa tecnologia ultramoderna resgata, depois de muitos anos; a tradição andreense de antecipar-se às tendências e inovar sempre no quesito planejamento.

Enfim, o engenheiro Edgard Brandão Júnior e o arquiteto Epeu Pinto Monteiro; que tiveram a oportunidade de vivenciar a Administração da cidade durante os governos Pezzolo (quando o projeto do sistema viário foi concebido), Grillo (quando a primeira fase do viaduto foi inaugurada) e na primeira gestão de Celso Daniel (1989-1992, quando o viaduto foi duplicado e cruzou o Tamanduateí) destacam o pioneirismo sempre marcante, com a tradição reconquistada.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo