AtualidadesHomeO Canto do Joca

Muitos radares são caça-níqueis, afirma ex-superintendente da PRF

Ex-superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em São Paulo, com quase 40 anos de serviços prestados nas principais rodovias federais, especialista em segurança pública, Armando Infanti Júnior afirmou ontem no Programa Joaquim Alessi, exibido pela TV Grande ABC; que muitos dos radares de velocidade instalados em São Caetano do Sul são verdadeiros “caça-níqueis”; e questionou: “Aquele caça-níquel, aqueles que ficam apenas penalizando, será que é para melhorar o comportamento do motorista?

Enchentes

E, se bobear, às vezes tem um radar embaixo da água das enchentes, porque precisa focar um pouco no escoamento de água – eu sei que o problema não é só de São Caetano, que vem de outros que impermeabilizam o solo, mas tem de resolver”, disse ainda Infanti, em crítica à falta de ações contra as cheias.

Lombadas

Afinal, a experiência de Armando Infanti Júnior deve ser levada em conta ainda quando ele analisa o excesso de lombadas em São Caetano do Sul: “A lombada é uma punição coletiva; todos os cidadãos são punidos coletivamente quando passam pela lombada, porque o poder instituído teria de fiscalizar, mas não necessariamente punir a todos, e todos nós somos punidos por causa daqueles que não cumprem com o determinado pela lei sobre velocidade”.

Profissionais

O ex-superintendente da PRF disse ainda que “tem que ter profissionais para administrar o trânsito, mas colocam às vezes pessoas que vão implantar uma tartaruga onde não tem necessidade de colocar, ou instalar radar para simplesmente arrecadar. Há necessidade, sim, de multar aqueles imprudentes contumazes, mas tem de se fazer um trabalho de reeducação”.

Sem políticas

Finalmente, Infanti analisou que São Caetano do Sul, hoje, não tem políticas públicas de segurança. Quando indagado, afirmou categoricamente: “Eu acredito que não (existam políticas públicas de segurança efetivas na cidade)”. E concluiu: “Temos de investir mais nessa área”.

Internacional

Como adiantado na coluna na edição de sábado, o Consórcio Intermunicipal do ABC; que representa a união das sete cidades da região, recebeu convite para participar do “International Cooperation Project”; o 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); que será realizado entre 19 e 23 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia.

Comitiva

O convite foi formalizado ontem (22/7) por comitiva russa que visitou a sede da entidade regional, em Santo André. Fizeram parte da equipe estrangeira o presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov; e a 1ª Secretária do Conselho Municipal de São Petersburgo, Viktoria Krilova.

Paulo Serra

Enfim, eles foram recepcionados pelo presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Cooperação

Afinal, o 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics foi planejado como evento anual de negócios e esportes no campo da comunicação intermunicipal e cooperação para o desenvolvimento dos países do bloco internacional.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo