AtualidadesHomeO Canto do Joca

Paulo Serra sai na frente em pesquisa que tem Bruno Daniel como novo

Pesquisa ABC Dados voltada exclusivamente a Santo André, divulgada ontem, mostra o prefeito Paulo Serra (PSDB) líder na intenção de votos do eleitorado (tanto na espontânea quanto na estimulada), apesar de a avaliação do governo não ser das melhores (25% de ótimo e bom contra 27% de ruim e péssimo, e 44% de regular). E a grande novidade é a aceitação de 17% dos entrevistados a Bruno Daniel (PSol), que só perde para o próprio Serra, que tem 28% em um cenário estimulado.

Positivo

Afinal, a julgar pela análise do sociólogo Marcos Soares, sócio da ABC Dados ao lado de Maurício Mindrisz, o resultado é positivo à reeleição do prefeito. “Hoje, a avaliação da gestão não é boa, mas ele lidera, e, se melhorar a percepção da população sobre seu trabalho, fica com grandes chances de se reeleger até no primeiro turno”, afirmou o analista.

Pré-candidato

Afinal, diante do resultado da pesquisa, Bruno Daniel foi convidado e compareceu ontem ao Programa Joaquim Alessi, na TV Grande ABC, onde anunciou, em primeiríssima mão, que colocará seu nome à disposição do PSol para ser o candidato a prefeito em 2020.

Família

Engenheiro, administrador pela GV e professor universitário, Bruno é irmão do ex-triprefeito Celso Daniel (PT) e filho do ex-prefeito, presidente da Câmara e vereador de Santo André, Bruno Daniel, que dá nome ao estádio municipal.

Herança

Indagado sobre a que atribui esse destaque na pesquisa, Bruno Daniel reconhece que o sobrenome pesa, mas também acredita que muitos eleitores desencantados com o PT podem optar por seu nome como algo novo.

Céu e inferno

Além disso, dado interessante da pesquisa: o PT vai do céu ao inferno em duas perguntas. Diante da pergunta sobre se o entrevistado tem preferência por algum partido, 17% citam o PT; em segundo, o PSDB, 5%; em terceiro o PSL, 3%, e quarto, o PSol, 2%. Depois da alegria da liderança, o choque de realidade. Perguntados em que partido não votam “de jeito nenhum”, 35% fulminam o mesmo PT. Depois vêm PSDB, 8%; MDB, 3%; PSL, 3%; e PSol, 1%. Para pensar.

Satisfação

Voltando às vantagens do atual prefeito, Paulo Serra tem a seu lado outro dado da pesquisa: 66% dos entrevistados dizem-se muito satisfeitos ou satisfeitos por morar em Santo André. E esse número sobe na faixa de quem tem 60 anos ou mais e melhor renda. Os insatisfeitos ou muito insatisfeitos são 32%.

Aprovação

Outro dado: 43% aprovam a gestão Paulo Serra, e 44% desaprovam. Aliás, a considerar a entrada de recursos da negociação do Semasa com a Sabesp, o prefeito tem tudo para ver melhorar sua avaliação.

Celso Daniel

Mais um aspecto a levar em conta na análise. Diante da pergunta estimulada com uma lista sobre qual foi o melhor prefeito; 73% responderam Celso Daniel (ponto para Bruno, que pega a herança); mas Paulo Serra aparece em segundo, com 7%. Vêm a seguir Newton Brandão, 4%; Aidan Ravin, 4%; Carlos Grana, 2%, e João Avamileno, 1%.

Momento

Cabe destacar, sempre, que pesquisa é o retrato do momento. Ninguém em sã consciência dirá que esse será o resultado das urnas em 2020, mas são números que servem para reflexões de todos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo