Artigo

Cadastre a sua biometria e garanta o direito ao voto em 2020

Edgar Nobrega

Você já fez o seu registro biométrico em São Caetano do Sul? Pergunto isto, pois, quem ficar de fora, terá o título de eleitor cancelado e ainda uma série de implicações. Dentre elas, as que eu considero mais impactantes na vida do munícipe é a perda da possibilidade de ser empossado em cargos de concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos de ensino oficial e tirar o passaporte.

No entanto, das três implicações que mencionei só uma é tão grave quanto: deixar de votar em uma eleição. A história do Brasil nos mostra que o caminho foi árduo para que, finalmente, homens e mulheres nascidos ou naturalizados no país pudessem fazer uso do tão importante exercício democrático de direito.

Então, uma vez conquistado, devemos não apenas preservá-lo, mas também contribuir na escolha dos representantes do povo. Especialmente quem vota pode acompanhar o trabalho do candidato, caso ele seja eleito, e se sentir no direito de cobrá-lo.

O prazo vai até o dia 19 de dezembro deste ano e a biometria já será obrigatória no pleito eleitoral em São Caetano do Sul a partir de 2020. Apesar de ainda haver um tempo razoável até o final do prazo; deixar para a última hora pode ocasionar filas e até falta de horários no sistema de agendamento.

Falando nele, o agendamento pode ser feito no site www.tre-sp.jus.br/

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo