AtualidadesHomeO Canto do Joca

Professor Oscar Garbelotto deixa grande legado na Educação e Cultura

Poucos dias antes de receber o mais que justíssimo título de Professor Emérito da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), o já saudoso Oscar Garbelotto me deu a honra de ser recebido em seu apartamento para uma memorável entrevista. Publicada nesta coluna, em 7 de novembro de 2018, onde destacava-se no primeiro parágrafo: “A melhor homenagem que se presta é a homenagem em vida.”

Reprodução da coluna publicada em 7 de novembro de 2018

E o Mestre, felizmente, teve essa homenagem. Ontem, ele nos deixou, aos 86 anos de idade; e deixou junto um grande legado para a Educação e a Cultura não só de São Caetano do Sul; mas da região, do Estado e certamente do País.

Serviços

Oscar Garbelotto teve mais de 70 anos de serviços prestados a São Caetano do Sul, pois aos 15 anos já acompanhava o pai, Artur, no movimento autonomista. Ao lado da mulher, Elizabete, trabalhou muito pela cidade e seu povo.

Pioneiro

Foi o primeiro diretor de Educação e Cultura do município (à época não havia secretarias); e presidiu a comissão que criou o IMES, hoje USCS, na gestão do ex-triprefeito Walter Braido. Criou a Fundação das Artes, a Fundação Pró-Memória e o GAMA (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista); tudo sempre pensando em preservar o passado, fortalecer o presente e projetar o futuro; pois seu trabalho sempre teve como objetivo fazer São Caetano do Sul crescer, como canta seu Hino.

Dia da indústria

O Ciesp-SBC (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – São Bernardo do Campo) e o vereador Mauro Miaguti (DEM) vão promover em 30 de maio (quinta-feira), a partir das 18h30, mais uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Indústria e do Emprego, iniciativa do parlamentar com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a geração de postos de trabalho e renda.

Sem acordo

Enfim, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, não vê possibilidade de um consenso na política nacional para a retomada do desenvolvimento do Brasil.

Milton Bigucci na TV Cultura

Sem estagnação

Afinal, o presidente da MBigucci, Milton Bigucci, participou ontem (21/5) do Jornal da Cultura. Foi um dos entrevistados pela repórter Luiza Moraes na matéria especial sobre como tirar a o Brasil da estagnação.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo