Artigo

Qual é o problema?

Juliana Teixeira

A palavra já não soa estranha aos nossos ouvidos, mas peço sua atenção para entender o significado de acessibilidade em termos técnicos, previsto pela Lei Brasileira de Inclusão: “A possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Entretanto, verifique as condições de acessibilidade da rua de sua casa ou do local onde trabalha – como alguns dos inúmeros exemplos – e poderá constatar a discrepância entre teoria e realidade. Mas qual é o problema? Por que a acessibilidade ainda não é tangível a todos?

Enfatizo a inércia do Poder Público, falta de iniciativas do Legislativo, fiscalização precária, inaptidão de profissionais e até a falta de conhecimento das pessoas com deficiência sobre seus próprios direitos.

É uma utopia pensar em articular ações, programas e serviços eficazes que promovam a inclusão desse público, sem que se tenha acesso à comunicação, espaços públicos, transportes, entre outros.

Sejamos francos? O Brasil está extremamente atardado se comparado a outros países, inclusive a alguns da América Latina, o que é vexatório. Encerro esse artigo com uma última reflexão: até quando?

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo