Artigo

Mata Ciliar … os cílios das águas

Roberto Mangraviti

A mata ciliar, também chamada de mata de várzea, é a vegetação presente nas margens dos corpos d’água, com a função de proteção desses recursos naturais.

Assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos contra a entrada de poeira, a mata ciliar protege os corpos d’água contra a erosão do solo e contra o assoreamento.

As plantas da mata ciliar fixam suas raízes nas margens dos corpos d’água e cobrem a superfície do solo.
Essa ocupação da mata ciliar permite a entrada da água das chuvas no solo e a retenção da terra das margens, fazendo com que essa água se infiltre no solo ao invés de ir direto para o rio.

Essa infiltração evita as enxurradas, leva a água ao lençol freático, evita o ressecamento das margens, retém as partículas do solo e evita a erosão.

Quando não há a presença dessa vegetação, a água das chuvas promove um escoamento superficial do solo que carrega a terra solta para o leito dos rios causando o assoreamento, soterrando assim o canal de drenagem e diminuindo a vazão de suas águas, causando prejuízos como enchentes.

A presença da mata promove a filtragem de resíduos de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes, e de resíduos sólidos evitando a poluição das águas, e ainda mantém um microclima da região e a fertilidade do solo.

Portanto a mata ciliar é imprescindível para a conservação da biodiversidade, pois é berçário e habitat para muitos seres vivos e é corredor ecológico de ligação entre o ecossistema aquático e o terrestre.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo