ArtigoHomeMercado

Quanto custa um desastre natural?

Roberto Mangraviti

Os desastres chamados “naturais” são aqueles correlacionados com as questões climáticas, ou sejam vendavais, tufões etc.

Uma das ultimas avaliações feitas em todo mundo, pela seguradora Swiss Re, apontou um custo anual em todo Planeta por volta de US$ 175 bilhões de dólares.

Fundamental destacar que esta fortuna, é a parcela mensurável das perdas materiais, pois as vidas humanas e desequilíbrios sociais decorrentes destes desastres não são calculáveis em dólares.

Mais ainda, a negligência humana certamente não costuma estar computada nestas tragédias e tampouco o custo futuro decorrente desta negligência.

Depois dos desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) em Minas Gerais, nada naturais, desastres “menores” são apagados da nossa memória, infelizmente, dada a ocorrência dessas desgraças maiores.
Contudo o desastre na região serrana do Rio de Janeiro em 2011 no Morro Bumbá, que ceifou mais de 600 vidas, deveria ainda ser lembrado por todos.

Não somente pelas vidas perdidas, mas especialmente pelo fato da ocupação inadequada do solo, além do fato lamentável da prefeitura daquela região permitir construções de casas sobre um lixão.

Se estas impropriedades não tivessem acontecido, as chuvas torrenciais que se abateram sobre aquela região, não seriam suficientes para gerar a tragédia ocorrida. Agora, com os desastres de Minas Gerais, uma luz vermelha se acende … quantos riscos mais estamos correndo? Quantas vidas serão ceifadas? Quais as áreas de risco?

A única resposta certa nos é dada pelas seguradoras … uma montanha de dinheiro está sendo jogada no lixo, além de incontáveis vidas onde dinheiro nenhum pode recuperar.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo