EconomiaHomeSão Bernardo do Campo

Orlando Morando estará hoje com João Doria

Ford vai deixar São Bernardo e mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas

GOVERNADOR

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vai estar nesta quinta-feira (21/02), às 10h, no Palácio dos Bandeirantes, porque tem reunião com o governador do Estado, João Doria, e o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watters.

No teor, será abordada toda a situação em torno da montadora e as primeiras medidas de viabilidade para reverter a decisão de fechamento da fábrica, anunciada pela empresa.

CRISE

A Ford Motor Company anunciou, na terça-feira, que vai encerrar suas atividades produtivas na planta de São Bernardo, mas desmonte da fábrica, com a demissão de cerca de três mil trabalhadores ocorrerá este ano. A previsão é de que até novembro, a companhia encerre suas operações.

OPERAÇÔES 

Em nota à imprensa assinada pelo presidente Lyle Watters, a empresa alega estar “comprometida com a América do Sul e com um modelo de negócios ágil, compacto e eficiente, fortalecendo sua oferta de produtos e parcerias globais” e ainda destaca ser um “importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações”.

DÓLAR

O impacto financeiro com despesas não recorrentes, como a indenização de trabalhadores, por exemplo, é estimado em 460 milhões de dólares.

CAMINHÔES

Ainda de acordo com a empresa, a decisão de deixar o mercado de caminhões “foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda”.

SINDICATO

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, garante que foi informado da decisão da montadora em reunião com a diretoria. A pauta, no entanto, era outra, a discussão sobre investimentos na planta de São Bernardo.

PRESIDENTE

O sindicalista destaca: “uma coisa é certa, não vamos aceitar passivamente esta decisão. Vamos à luta”, convoca Santana.

INDIGNAÇÂO

Além disso, Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, destaca: “estou indignado com o fato da Ford não ter avisado e tampouco dialogado com ninguém sobre sua decisão”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Um Comentário

  1. Participam também da entrevista o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo