ArtigoO Canto do Joca

“Não há o que negociar”, decidem metalúrgicos da GM em assembleias

Joaquim Alessi

O acordo está assinado e precisa ser cumprido. Não há o que negociar. Como poderei ir a uma reunião para tratar de algo que já foi decidido?”, questionou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, nas assembleias realizadas ontem com trabalhadores.

Então, por unanimidade, cerca de 3 mil deles decidiram aprovar a orientação do sindicalista, de defender o acordo coletivo de 2017, válido até 2021.

Pressão

Afinal, na assembleia logo cedo, no portão 4, Cidão solicitou apoio dos trabalhadores para a defesa do acordo coletivo em vigor e contra a pressão da empresa visando a flexibilizar direitos, como condição para permanecer no Brasil.

Existe acordo

Cidão reafirmou que “não há no momento nada a ser negociado, já que existe um acordo aprovado em fevereiro de 2017 e válido até 2021 que acabou por flexibilizar diversos direitos e assim garantir o investimento de R$ 1, 2 bilhão na unidade de São Caetano do Sul, incluindo a redução do piso salarial para novas contratações, adicional noturno, reduzido de 30% para 20% (o mínimo previsto em lei), zero de indexação de aumento salarial (INPC) em 2018, 60% em 2019 e 100% em 2020, e a manutenção do banco de horas, entre outros.

Sem radicalizar

Cidão deixou claro que não se trata de querer radicalizar. “O sindicato sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento para a busca de solução quando o assunto é a defesa do emprego em São Caetano do Sul, no ABC, bem como no Brasil, mas neste momento não é tarefa da direção da entidade aceitar negociar algo já decidido.

Comissões

Então, na terça-feira (5/2), a Câmara de São Caetano do Sul realizará a primeira sessão ordinária do ano.

Em pauta, a escolha dos membros das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento da Casa para o biênio 2019-2020. A sessão ordinária tem início às 17h30, no Plenário dos Autonomistas, avenida Goiás, 600.

Mais prêmio

Irani recebe seu ventilador das mãos do diretor da Aciscs Tigué

Além disso, Irani Ferreira de Lira Lopez, cliente das lojas Tio Gil, foi à sede da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) receber das mãos do diretor Joaquim Donizete dos Santos, o Tigué, o ventilador de mesa Britânia Turbo Silencium Six. que ganhou no sorteio realizado em 29 de dezembro, em frente ao Supermercado Joanin da rua Nelly Pelegrino, 644, bairro Nova Gerty.

Enfim, o Onix LT 2018/2019, sorteado para Jozivania Moreira Silva, será entregue ainda em fevereiro na Ivone Calçados, onde ela fez sua compra e preencheu o cupom contemplado.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo