Artigo

Tecnologia com inteligência é a chave do futuro, diz Luiz Alberto

Luiz Alberto Rodrigues

O desenvolvimento sustentável de uma cidade e de um País pressupõe um bom relacionamento entre governo, empresas e cidadãos, e a eficiência na gestão administrativa é fator fundamental para melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Hoje, com os constantes avanços da tecnologia, quebrar barreiras burocráticas é uma tarefa mais fácil do que há vinte anos. Por meio de um portal de serviços, o contribuinte deveria poder informar que uma faixa de pedestres precisa de nova pintura, reclamar que a coleta de lixo não foi feita ou agendar uma consulta médica.

A prestação de serviços de maneira eficiente, com transparência e economia de recursos, tem sido um dos grandes desafios da gestão pública.

Afinal, para superá-lo, são necessários investimentos, vontade política e um sistema inteligente de classificação das solicitações, aproveitando o uso de dados estruturados que permita um melhor acompanhamento de cada etapa de execução dos pedidos.

O uso de uma tecnologia inteligente auxilia demais o administrador público a melhorar a gestão das cidades, esfera onde há maior proximidade com a população.

Os portais precisam ser intuitivos, destacar a prestação de serviços e estruturá-los de maneira que o cidadão não precise ser redirecionado para outros portais.

Citando a educação como exemplo, temos que tornar possível matricular o filho na escola com poucos cliques no site de cada prefeitura.

Deveria ser possível também ao professor ter dados sociais sobre seus alunos e, ao mesmo tempo, que a família tivesse acesso a dados sobre frequência, conteúdo acadêmico e desempenho do aluno em sala de aula.

A tecnologia aliada à inteligência já é uma realidade para facilitar o dia a dia da administração pública e melhorar a qualidade de vida da população, portanto, enquanto cidadãos, devemos exigir maior utilização por parte dos gestores públicos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo