CidadesSão Bernardo do Campo

Orlando Morando pede laudo a EMAE sobre barragem da Billings

Alertado pelo desastre de Brumadinho (MG), uma das maiores tragédias humanas já registradas no País, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou ontem as condições de segurança da barragem do Rio das Pedras – na divisa de São Bernardo com Cubatão –, que separa o braço do Rio Grande do corpo principal da Represa Billings.

A inspeção foi sugerida pela deputada estadual Carla Morando e também contou com participação do prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, e do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Marcelo Lima.

Em uma análise preliminar não foi constatado qualquer tipo de risco de abalos no local, por parte das equipes da Defesa Civil de ambas as cidades.

Em paralelo, ficou definido o encaminhamento de um ofício à Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pelo sistema do reservatório da Billings, para que seja remetido, em regime semestral, um laudo informando a situação da segurança da barragem.

Com 35 metros de altura e 173 m de comprimento de crista, a estrutura foi construída durante os anos de 1926 a 1928, e está situada junto às escarpas da Serra do Mar. “Aparentemente não existe qualquer anomalia, mas uma eventualidade poderia deixar Cubatão embaixo de água e causaria um grande desabastecimento em São Bernardo e outras áreas da região metropolitana. Estamos agindo com prudência para não lamentar ou remediar no futuro”, conforme Orlando.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo