Cidades

Com 39,7% da capacidade, Sistema Cantareira entra em estado de alerta

  A falta de chuvas começa a prejudicar o principal sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo, que inclui o ABC. O complexo Cantareira entrou em estado de alerta, ou seja, sua capacidade de reservação ontem à tarde estava em 39,7% de sua capacidade total.
Na prática, o estado de alerta (igual ou abaixo de 40%,) reduz a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial de 31 mil litros por segundo para 27 mil.
A quantidade de água armazenada no Sistema é a mais baixa para julho desde 2015, quando a estiagem, a maior dos últimos cem anos, afetou o Estado e causou a crise hídrica. Para o dia 30 do mês, o nível era de 63%, em 2017, e 46,9%, em 2016. Em 2015, as reservas estavam no volume morto, com capacidade negativa de 10,5%.
A última vez, neste ano, em que o Sistema Cantareira teve aumento na sua capacidade foi em nove de junho, quando subiu de 45,6% para 45,7%. O estado de alerta só será encerrado quando o nível atingir ao menos 40%, o índice normal somente aos 60%.
Segundo a Sabesp, a restrição de retirada não é problema, isso porque a Companhia “já vem economizando” e em julho tem bombeado 22,19 mil litros por segundo do manancial, economia de 25% nos últimos 13 meses. A empresa destaca que também “cumpre as regras estabelecidas pelos órgãos reguladores”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo