Cotidiano

Campanha Junho Vermelho conscientiza sobre a importância da doação de sangue

 
 
“A campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue por todo país. Na semana passada fiz minha contribuição para esta ação, no Hemocentro Colsan, localizado no centro de São Bernardo. Já doei algumas vezes, mas fiquei impressionada desta vez: a unidade estava praticamente vazia. Eu cheguei ao hemocentro quase na hora do almoço, por volta das 11h40, retirei uma senha e realizei um cadastro com informações pessoais: endereço, telefone, data de nascimento, profissão e documento. Por isso é importante levar um documento original, com foto. No momento do cadastro temos a opção de fazer a doação para alguém específico ou para qualquer pessoa, opção disponibiliza o sangue para qualquer um que necessitar.
Como o hemocentro estava vazio e eu já era uma doadora, levei cerca de 5 minutos para fazer o cadastro. Na segunda etapa, fiquei aguardando na sala de espera e fui chamada para a triagem, onde uma equipe de profissionais da saúde mede sua altura e o peso, confere sua pressão e, por último realiza o exame para verificar se você está com anemia (condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência) por meio de uma picadinha no dedo anelar da mão direita. Confesso, é a única parte que me incomoda – picadinha doída essa!
Depois fui encaminhada para a sala médica, onde um profissional faz perguntas para saber se você é uma pessoa saudável e se está apto para a doação. Eles fazem questionamentos para saber se você possui alguma doença, se teve febre ou gripe nos últimos dias, se tem tatuagem ou piercing, se já realizou alguma cirurgia, e até detalhes sobre a minha vida sexual.
Após a triagem, fui dirigida a uma cabine, onde tem uma urna e preenchi o voto de auto exclusão, ou seja você se responsabiliza pela qualidade do seu sangue, ao indicar se é seguro ou não para ser doado.
 Estoque sangue
 Após estas etapas, fui encaminhada à doação. Todos os técnicos foram muito educados e atenciosos, deitei em uma poltrona muito confortável, escolhi qual o braço que tinha preferência, e a enfermeira efetuou todo procedimento, e por incrível que pareça, a ansiedade é muito maior que a dor, que na verdade nem há.  A doação durou cerca de 15 minutos.
Fiquei mais 20 minutos sem poder dobrar o braço e aguardar um pouco conforme as instruções, caso tivesse alguma reação eles poderiam auxiliar. Ganhei ainda um lanchinho, que chegou em boa hora, porque estava com o estômago vazio, condição necessária para fazer a doação.
Mas, o que eu ganhei mesmo foi aquela sensação boa de poder ajudar alguém, por meio de um procedimento rápido e seguro, que não prejudica a   sua saúde, pois o nosso organismo repõe todo o sangue”.
O relato acima da repórter Ariel Correia confirma a importância de se estimular e conscientizar as pessoas sobre doação de sangue. O Ministério da Saúde lançou campanha “Junho Vermelho”, criada em 2014 com a proposta de conscientizar a população para doar nesta época do ano. Segundo os hemocentros, o inverno é a estação com menos doadores. De acordo com os dados da Fundação Pró Sangue, de junho de 2018, os estoques dos hemocentros de São Paulo estão de 30% à 40% mais baixos do que o ideal.
 Em São Bernardo, o principal Hemocentro é o Colsan, a unidade visita pela nossa reportagem. Localizado na Rua Pedro Jacobucci, 440, no centro da cidade, o Colsan recebe doações o ano inteiro, de segunda à sábado, das 8h às 13h e disponibiliza doações aos quatro hospitais da cidade.  
 Compatibilidade 
 De acordo com o Ministério da Saúde, um doador é capaz de salvar quatro vidas, e a doação não oferece riscos para o doador. Segundo pesquisas realizadas em 2017, cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, mas apenas 1,8% da população doa sangue regularmente no Brasil.
Para ser candidato a doação de sangue o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável legal, ou possuir uma autorização autenticada dos responsáveis), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses, e mulheres a cada três meses.
Conforme o relato da Ariel Correia, a doação é composta por cinco etapas: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto exclusão (o doador avalia se seu sangue é seguro e pode ser utilizado), doação propriamente dita e lanche pós- doação.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Bernardo, por meio da assessoria de imprensa que informou que está sendo desenvolvida uma campanha para captação e conscientização de novos doadores e será divulgada em breve.
*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo