Política

Vereador Cristiano Gomes indica Termo de Cooperação para coleta e reciclagem de óleo

  O vereador Cristiano Gomes (PSDB) protocolou uma indicação para que o Executivo estabeleça um Termo de Cooperação com o Instituto Triângulo. Uma OSCIP fundada em 2003 com objetivo de realizar uma grande mobilização ecológica com a reciclagem de óleo de cozinha usado. A ideia é implantar a campanha Reciclóleo e instalar Pevs (Pontos de Entrega Voluntária) nas unidades de saúde, escolas municipais, parques, clubes e próprios municipais. Visita
O vereador visitou a usina de produção do sabão e acompanhou um estudo realizado pela entidade na cidade, que mantém alguns pontos de coleta em supermercados, que aponta que apenas 2% do óleo utilizado nas residências é reciclado. “Com a ação expandida aos próprios municipais podemos chegar a 10% dos resíduos reciclados até 2020, com a instalação de cerca de 200 PEVs”, explicou o vereador.
A parceria possibilitaria a coleta e destinação sustentável para o óleo usado. “Cada litro de óleo descartado irregularmente pode contaminar 25 mil litros de água”, explicou o presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki. A destinação correta do produto reduz a emissão de gases de efeito estufa, cada litro de óleo reduz 12,8 kg/CO2 de gases; evita entupimento das tubulações e reduz a proliferação de vetores.
 Maior parte
A maior parte do óleo coletado pela entidade, 80%, é utilizado para a produção de biodiesel; e o restante para fazer sabão. “O sabão é produzido na própria usina de reciclagem do Instituto Triângulo, que coleta o material armazenado em garrafas PET que será filtrado, decantado e encaminhado para a produção do sabão ecológico”, destacou o vereador.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo