Cidades

Medicina ABC organiza reunião clínica sobre ‘vasculopatia livedoide’

  O Grupo de Atenção Integral a Doenças Raras da Faculdade de Medicina do ABC organizou ontem, a reunião clínica “Vasculopatia livedoide: o que sabemos e perspectivas”. O encontro no anfiteatro do Instituto Ideia Fértil, no próprio campus universitário, foi comandado pelo pesquisador da Pós-graduação da FMABC e livre-docente em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Paulo Ricardo Criado.
Conforme detalhado pelo especialista, a vasculopatia livedoide é uma doença com impacto significativo na qualidade de vida. Caracteriza-se pelo aparecimento de úlceras profundas nos membros inferiores e pela dor intensa. Ocorre preferencialmente em mulheres de meia-idade. “É uma doença complexa, que causa muito sofrimento aos pacientes, pois tem como característica marcante a dor. Ocorre em forma de múltiplas lesões nos pés e nas pernas, com úlceras profundas e surtos sucessivos, geralmente na época do verão”, explicou Dr. Paulo, ao acrescentar: “Essas feridas e as cicatrizes nas pernas podem constranger os pacientes, especialmente as mulheres. O problema pode levar à queda da autoestima, isolamento social e evoluir até mesmo para o quadro de depressão”.
O diagnóstico da vasculopatia livedoide geralmente é confirmado a partir de exame clínico, biópsia cutânea, ecodoppler venoso e arterial bilateral. Já o tratamento varia caso a caso.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo