Entrega da declaração de IR 2017 tem início no dia 2 de março

 No dia 2 de março tem início a entrega do IR (Imposto de Renda) 2017, referente aos ganhos do ano base 2016. O programa gerador estará disponível a partir de 23 de fevereiro e o prazo de entrega termina no dia 28 de abril.
Segundo Nirceu Alves, diretor da São Caetano Consultoria e Assessoria Contábil Ltda., quanto antes o contribuinte entregar melhor. “Para aqueles que são obrigados a declarar o IR, se forem os primeiros terão chance de receber a restituição antes, mas se deixar para depois do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 (2016), ou 1% ao mês calendário sobre o imposto a pagar”.
 OBRIGADOS
Em 2017 serão obrigados a prestarem contas ao Fisco todos que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2016, e Nirceu alerta sobre o desencontro de informações. “Se houver inconsistência nas informações a declaração fica retida na malha fina e o Fisco as confronta e intima o contribuinte para esclarecimentos. Se conseguir justificar todas as informações contestadas, ok, caso contrário, as declarações falsas podem fazer com que a pessoa responda por crime de sonegação fiscal”, explica o especialista.

Além do constrangimento e transtorno, a pessoa pode pagar uma multa de omissão de receita de 150% do valor sonegado. A Receita estima que quase 30 milhões de contribuintes entregarão as declarações este ano.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo