Geral

Sistema Cantareira atinge maior nível de água desde 2012

 O Sistema Cantareira, que abastece parte de cidades do ABC, registra quase quatro vezes mais água no seu volume útil do que há um ano. O índice é o melhor para o período desde 2012. A elevação dos níveis dos reservatórios foi possível graças a grande ocorrência de chuvas no manancial, que acumulou desde o início do mês 377,5mm de precipitação, enquanto a média histórica para janeiro é de 262,6mm.
Segundo a Sabesp Companhia de (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o sistema tem atualmente 59,7% do volume útil (586,4 bilhões de litros).
 Em 30 de janeiro de 2016, o nível era de apenas 15,9% (156,5 bilhões de litros).
Em 2014, com a falta de chuvas, os reservatórios do sistema começaram a operar em níveis críticos, sendo necessário o uso das reservas técnicas, o chamado “volume morto”. Associada a medidas de racionamento, a captação dessa água extra, com instalação de equipamentos adicionais, impediu o colapso completo do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.
O problema foi declarado como superado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em março de 2016.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo