Cidades

GT do Consórcio e UFABC discutem próximas etapas do Plano Diretor Regional

 O Grupo de Trabalho Planejamento Urbano do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a UFABC (Universidade Federal do ABC) debateram, segunda-feira, os resultados da oficina “Plano Diretor Regional – Cenários e Tendências”, realizada em junho, e os próximos passos do projeto. No encontro, foram discutidos temas como infraestrutura, mobilidade, desenvolvimento urbano e econômico, entre outros. O coordenador do trabalho pela UFABC, professor Jeroen Klink, apresentou a síntese territorial do Diagnóstico da Região, primeira fase do PDR (Plano Diretor Regional), um dos produtos previstos no TCTC (Termo de Cooperação Técnico Científico), pactuado com a Universidade, ressaltando três eixos do plano: desenvolvimento econômico, estruturação urbana e sustentabilidade. “Nestes três eixos, constatamos falta de projetos integrados entre os municípios ao longo das últimas décadas. Apenas mais recentemente, podemos notar a retomada do pensamento regional”. Economia
Sobre a economia, Klink destacou que o ABC perdeu competitividade principalmente na indústria, com a saída de unidades fabris da região para outras cidades paulistas e outros Estados. Na questão urbana, houve avanço da precariedade das moradias em áreas de manancial.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo