Politica

Editorial – ZIKA: A ameaça voadora

 O inimigo número um para os brasileiros nesse momento é o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika. Houve relaxamento no combate à dengue, mas outros fatores pesam para o Aedes escapar das nossas mãos – neste caso, literalmente.
Oswaldo Cruz já travou batalha com o mosquito nos anos 50 ao comandar uma campanha contra o Aedes realizada em quase todo o continente americano com sucesso que terminou por erradicar o inseto em 1958.
 Apesar do mosquito não ser nosso, estamos importando ele do sul dos Estados Unidos e de algumas pequenas ilhas do Caribe. Em 67, ele entrou no Belém do Pará e em outros países.
Realmente o mosquito voltou a assombrar o Brasil nos anos 60, mas novamente a batalha foi vencida – em 1973, novamente a OMS declarava o Brasil livre do inseto.
 Daí em diante a situação nunca foi controlada.
Nossos governantes continuam deixando tudo que é importante para a última hora. Não temos a política de prevenção. Está certo que a população também não colabora mas o princípio da gestão cabe à Administração Pública tomar a frente. Nesse caso o mosquito está voando enquanto estamos engatinhando.
Esperamos que ninguém seja vítima do zika mesmo aqueles que foram irresponsáveis por não tomarem as decisões corretas na hora certa.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo