Cidades

Guarda Civil de SBC recebe equipamentos do programa Crack, é possível vencer

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo recebeu do Governo Federal, nesta terça-feira (10), equipamentos que fazem parte do programa ‘Crack, é possível vencer’. A cerimônia de entrega, na sede da Secretaria de Segurança Urbana, no Centro, contou com a presença do prefeito da cidade, Luiz Marinho. A corporação passou a contar com mais dois micro-ônibus com capacidade de monitoramento, quatro carros, quatro motocicletas e equipamentos de pequeno potencial ofensivo, como sprays de pimenta e pistolas de condutividade elétrica.
O município aderiu ao programa federal em 2014. Desde então, a Prefeitura vem organizando e integrando seus sistemas de atendimento em saúde, segurança e assistência social de modo a oferecer um atendimento completo às pessoas dependentes dessa e de outras drogas.

São três os eixos de atuação do programa: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Esta última etapa, que pretende reduzir a oferta de drogas ilícitas, tem início justamente com a entrega dos equipamentos.

O eixo Prevenção trata da capacitação de profissionais que atuarão no programa, e o Cuidado, da melhoria da rede de atendimento e assistência ao usuário de drogas e seus familiares por meio, por exemplo, de unidades como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Como explicou Marinho, a entrega dos equipamentos contribuirá ainda mais para as ações previstas pelo programa. “Não é fácil conseguir convencer alguém que tenha uma dependência concretizada, por mais prejudicial que isso seja para ela. É preciso um trabalho especializado e humanizado para atender o usuário e sua família. O programa do Governo Federal busca essa nova abordagem. Deixo aqui meus agradecimentos à presidenta Dilma Rousseff por esse investimento em nossa cidade.”

Algumas das unidades envolvidas no atendimento aos dependentes são, pela Secretaria de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a equipe doConsultório na Rua, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), República Álcool e Drogas (AD), República Infanto e Juvenil e o Núcleo de Trabalho e Arte.

Já a Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) atua por meio do serviço especializado para pessoas em situação de rua, o Centro POP; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que acolhe as pessoas em vulnerabilidade social; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O secretário de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro Silva, revelou que, como parte do programa, também houve a capacitação de 82 guardas civis da cidade para atuaram junto aos dependentes. “Nossos guardas tem desenvolvido ações articuladas com a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde e as equipes do POP Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Com os novos equipamentos, poderemos atuar nos locais de incidência de uso e venda de substâncias, para auxiliar no enfrentamento deste problema.”

  

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo