Politica

“Cláusula de barreira fortalece partidos”, afirma Fabio Palacio

  A política brasileira passa por momentos turbulentos e, nesta tempestade, uma das pautas que avançou no Congresso é o acordo que prevê a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que recria a cláusula de barreira e acaba com as coligações proporcionais. Assim, o partido que não alcançar 1,5% dos votos válidos, já em 2018, ficará sem recursos do fundo partidário e tempo de propaganda de televisão.
Fabio Palacio, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, vê a PEC com otimismo. “Quando se recria a cláusula de barreira permite-se que haja partidos mais fortes e que criem identidade com a população. É essencial para o sistema político brasileiro e para a população se sentir mais segura”.
 Recursos
Sobre os recursos dos fundos partidários, Palacio afirma que se a campanha for feita com dinheiro público, os pequenos saem enfraquecidos, caso contrário, têm as mesmas condições, mas quando o assunto é o fim dos ‘nanicos’, o secretário é ponderado. “Não podemos exterminar um partido, mas não pode ser dado o mesmo tratamento das grandes legendas para os partidos que representam pequenas parcelas da população”.
Palacio falou, ainda, da coligação. “A maior parte dos deputados eleitos no ABC foram pelos grandes partidos, então não vejo a questão da coligação como ruim para a região”.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo