ArtigoHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

 

Humberto Domingos Pastore

 

“O azeite não se mistura à água, nem minha mágoa com seu deleite”

Rogério Viana

Assim como o vinho o azeite de oliva é um alimento milenar

 

A coluna é sobre vinho, mas como sabemos quem aprecia vinho também ama bons azeites! Além disso, da mesma forma que os vinhos, há registros de povos antigos como os persas, sírios, hebreus e gregos que se dedicavam 3 mil anos antes de Cristo à produção e extração de óleos de azeitonas.

Claro que as técnicas foram aprimoradas, e hoje temos diversos tipos de azeite por causa do nível de acidez, dos sabores, dos aromas, do tipo de extração e até da região em que foi plantada. Também são variadas as classificações do azeite de oliva.

O azeite de oliva extravirgem tem o menor índice de acidez. Corresponde a, no máximo, 0,8 gramas, ou seja, menos de 1%. Para fazê-lo, as azeitonas são prensadas e seu óleo é recolhido, sem que seja submetido a processos de aquecimento ou refinamento, mantendo as vitaminas e propriedades antioxidantes.

O azeite extravirgem é o tipo mais saudável e menos ácido. Para desfrutar de seus benefícios, é importante consumi-los dentro de um ano após a sua extração. O sabor pode ser tanto amanteigado e suave quanto picante e agudo.

O azeite de oliva virgem é produzido da mesma forma que o anterior, mas o índice de acidez é um pouco maior, variando entre 1,5% e 2%. É levemente mais calórico e por ter um ponto de fumaça maior, suporta mais calor sem que queime.

Ao contrário dos tipos anteriores, os azeites refinados são aquecidos e passam por processos químicos de refinamento, similar ao que é feito na produção de outros óleos vegetais, como de soja, milho e girassol. Em alguns casos são misturados a azeites virgens ou extravirgens para a comercialização.

No Brasil também é comercializado o “óleo composto”. Ele é vendido em embalagens similares às de azeite de oliva virgem, porém trata-se de uma mistura com outro óleo vegetal, geralmente o de soja. O sabor e o aroma são muito diferentes quando comparados aos azeites puros, remetendo mais ao óleo de soja.

Azeite Casa Cruz, um Extra Virgem
Azeite Casa Cruz, um Extra Virgem

 

 

Azeite Casa Cruz – Extra Virgem não é filtrado, e sim feito no processo de decantação.

É um produto feito o mais natural possível. Sua acidez é só 0,2%, produto da primeira prensa. Produzido pela família Leopoldino Freitas e Filho da Região rural de Formigais em Portugal. O sabor é frutado com leve picância ao final e a cor é amarelo dourado. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 o valor é R$ 45,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo