ArtigoHome

Na cozinha com Thaís

Thaís Garé

Bom dia! Tudo bem por aí?
Você já parou para pensar de onde surgiu o bolo?
Segundo pesquisas feitas por mim, há duas origens.
A primeira teoria diz que o bolo surgiu no Egito Antigo e era produzido a partir de pães com xaropes de frutas, tâmaras e passas.
Já a segunda teoria diz que os bolos vêm de uma tradição grega.
Conta a história que na Grécia Antiga eram feitas tortas circulares a base de pão e mel. O formato redondo representava a lua cheia e todo esse ritual era feito para homenagear a deusa Artêmis, deusa da fertilidade e da Lua.
Além da homenagem, o povo grego agradecia à deusa por mais um ano e pedia para que elaos continuasse protegendo e concedendo mais anos proveitosos e cheios de vida.
Essa é a explicação também para o uso das velas no bolo. Após finalizarem os agradecimentos, os pedidos eram feitos e, segundo a crença da época, os pedidos chegavam ao céu através da fumaça.
Já a importância do primeiro pedação de bolo é explicada por uma tradição que surgiu inspirada em uma passagem bíblica, que está em 1 Reis 17:13, em que uma viúva da cidade de Sarepta oferta o único e último pão (os judeus chamavam os pães de bolos), feitos para o sustento da família ao profeta Elias.
Hoje nós oferecemos o primeiro pedaço de bolo para uma pessoa especial, com lugar reservado em nosso coração, porque o bolo, depois do aniversariante, dos noivos, ou de quem está sendo homenageado, é o doce mais esperado de uma festa.
Tanta história e tanta simbologia por trás de um evento tão importante, que é comemorar a vida! Celebrar uma pessoa.
Eu sempre amei fazer e comemorar meus aniversários, e depois dessas informações, tudo fica ainda mais mágico e especial.
E você, gosta de celebrar a vida dessa forma? Me conta lá no instagram @thaisgareconfeitaria.
Que sua semana seja doce!
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo