S. André lança campanha de vacinação e descarta morte por febre amarela
“A partir de amanhã, começa a campanha em regiões com mata nativa, com mata atlântica, e temos bairros interiros nessas regiões, deixando para as pessoas um pouco mais de tranquilidade, já que todos serão vacinados, e a partir do dia 25 em todas as 27 Unidades de Saúde, das 8h às 17h”, disse o chefe do Executivo andreense.
Serra comentou sobre as 150 mil doses já fracionadas que estarão à disposição da população de cerca de 715 mil habitantes: “É um aumento significativo da quantidade de imunização, até a gente chegar a 100%”. O lema é “Não vacile. Vacine-se”. Chaves disse que virão mais doses do Estado para a cidade, mas disse não poder precisar data, por não ter esse domínio.
NEGATIVO
No início da entrevista coletiva, Serra e Chaves anunciaram o resultado dos exames clinicos no homem de 56 anos morto no dia 14, sobre o qual havia suspeita de haver contraído febre amarela em Dourados, no Mato Grosso do Sul. “Mas foi negativo; ele não tinha febre amarela”, garantiram. “Está descartado de forma oficial, e nosso município não teve nenhuma morte pela doença”, disse o prefeito.
FORA DA ÁREA
Paulo Serra disse mais: “É legítimo que as pessoas estejam preocupadas, mas Santo André está fora da área de risco, e nós pedimos que só procurem os postos aqueles que têm viagem marcada para locais de risco, pois quem for ficar na cidade não corre risco”.
Também no sábado, 27, haverá mutirão de vacinação nas 27 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “A gente vai receber essa quantidade de vacinas, então a gente quer imunizar a maior quantidade de pessoas possível no menor espaço de tempo, sem pânico, com organização, com tranquilidade, priorizando quem está em área de risco, e depois a população, paulatinamente, vai sendo atendida, já que Santo André não tem nenhum surto, não tem Nenhum episódio da doença, e, repetindo, pelo menos nessa área urbana e na grande parte da cidade não tem nenhum contato da população com o agente transmissor ”, afirmou o prefeito.
Além de Serra e Chaves, compuseram a mesa da entrevista coletiva o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Luiz Zacarias, o presidente da Câmara Municipal, Almir Cicote, e o médico Dr. Humberto Onias, encarregado técnico do ambulatório para moléstias infectocontagiosas de S. André. Mas o que chamou a atenção foi a presença de quase a bancada toda de sustentação.
Na verdade, os vereadores estavam na coletiva porque, em seguida, participaram, de reunião no Executivo, com o prefeito Paulo Serra, para falar da revisão de casos específicos de cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
Estiveram na reunião o presidente do Legislativo, Almir Cicote (PSB), o líder de governo, Pedrinho Botaro (PSDB), além de André Scarpino (PSDB), Professor Minhoca (PSDB), Edilson Fumassa (PSDB), Dr. Fábio Lopes (PPS), Ronaldo de Castro (PR), Elian Santana (SD), Lucas Zacarias (PTB), Marcos Pinchiari (PTB) e Zezão (PDT).