Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHomeVariedades

Celso Russomanno quer debate sobre planos de saúde coletivo

Defesa do Consumidor vai criar grupo de trabalho para debater planos de saúde coletivos

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar regras específicas para contratos de planos de saúde coletivos.

 

A decisão  tomada por Russomanno nesta quinta-feira (10); durante audiência pública que evidenciou fortes divergências entre representantes de operadoras de planos de saúde e entidades de defesa do consumidor.

 

“Já orientei os nossos consultores para que usem essa audiência pública a fim de elaborarem um projeto inicial para regular a questão dos planos coletivos; o que vai para nortear o grupo de trabalho; e eu convido todas aqui a participar do grupo de trabalho a fim de que nós tenhamos um resultado profícuo”.

 

Russomanno esclareceu que o projeto deverá definir regras específicas para os reajustes das mensalidades pagas por beneficiários de planos de saúde coletivos; a exemplo do que ocorre hoje com os planos individuais. E acrescentou que o objetivo não é o tabelamento de preços e sim normas que evitem reajustes abusivos nas mensalidades dos planos de saúde.

 

Pela regra atual, apesar de os planos coletivos também serem regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); os reajustes desses planos decorrem de livre negociação entre as partes; que são empresas, conselhos, sindicatos, associações e as operadoras e administradores de planos de saúde.

 

Durante o debate, proposto por Russumano e pelos deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Felipe Carreras (PSB-PE), representantes da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) e da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abrange) argumentaram que os reajustes nos planos de saúde são necessários para recompor, principalmente, preços de medicamentos e de procedimentos na área médica.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo