Shinkyo Daiko se apresenta em evento online no domingo
Neste domingo (18), às 16h, os amantes da percussão terão um encontro marcado com o “Shinkyo Show”, pelo Youtube, e Instagram: @shinkyodaiko.
Com vestimenta típica e 11 integrantes na formação para o evento, sendo assim. O Shinkyo Daiko Tambores Japoneses prestará uma homenagem às pessoas que lutam pela vida nesses tempos difíceis de pandemia, levando uma mensagem de esperança, força e fé em meio a muita vibração. As filmagens foram feitas no Teatro Municipal Santos Dumont. A atividade é livre para todos os públicos.
Além disso, a apresentação foi contemplada no edital de premiação a atividades artísticas e culturais de São Caetano do Sul. Da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc (14.007/20). Os tocadores são: Ana Beatriz Miyazaki, André e Eduardo Assalim Vilaça, Beatriz Emy Omasa, Carolina Sayuri Omasa, Giulia Leticia Molina, Gustavo Itiro Nakaoka, Julia Rieko Sonoda Kina, Nathalia Yumi Miyamura, Rafael Eiji Saito e Victor Yuji Sasaki.
Rafael Eiji, integrante do Shinkyo Daiko desde 2007, quando o grupo se instalou no município com o perfil atual, conta que a verba recebida pelo edital da Secult essencial para manter os integrantes na ativa nos últimos meses, com a participação no Festival “Aldir Blanc”. Organizado pela Secretaria de Cultura e disponível no Youtube SECULTSCS, e a realização do “Shinkyo Show“.
A maior parte dos ensaios realizada de maneira remota: “fazíamos os treinos online no Google Meet, cada membro ensaiava sua performance em casa utilizando móveis e utensílios domésticos para imitar o instrumento,” conta Rafael. Além disso, nem todos os participantes do Shinkyo Daiko se apresentam juntos (ao todo, são 25 integrantes), cada um pode tocar instrumentos diferentes.
SHINKYO DAIKO
Enfim, o Shinkyo Daiko tem por objetivos o resgate. A preservação e a divulgação da cultura japonesa por meio da arte do Taiko (significa “tambor grande”). Incentivando os jovens para que sejam os maiores porta-vozes desta arte. A sede do grupo fica na Associação Nipo Brasileira de S Caetano do Sul, no Clube Gonzaga.
Afinal, conheça os trabalhos aprovados com os recursos da Lei Aldir Blanc em São Caetano pelas redes sociais da Secult: facebook.com/agendaculturalscs. Instagram.com/secultscs e youtube.com/secultscs, ou por meio do Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845.