Mulheres, mães, trabalhadoras, estudantes e tudo aquilo que elas quiserem ser, inclusive atletas! Sim, as mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços em diversos âmbitos e o crescimento da participação delas em corridas de rua é evidente. No ano de 2019 mais de 40% dos participantes das corridas de rua na região foram mulheres, na Meia Maratona o número chegou a quase metade…
Olhando para essa realidade, não da para imaginar que já houve dias em que as mulheres era consideradas incapazes de realizar provas de corrida de rua com a justificativa de falta de força e resistência.
Foi apenas no ano de 1976 que a primeira mulher participou de um evento esportivo de corrida. Hoje em dia, a mudança foi tanta, que até já existem eventos esportivos só para elas em todo o país! Em 2020 não tivemos as grandes provas, mas acompanho que as mulheres continuam treinando , até mais que os homens.
Nas mídias como facebook, instagram, etc , elas estão sempre postando seus treinos . Lembro da Heloise Rodrigues (na foto ) ,que me ajudava na entrega de kits nas corridas , até que um dia me pediu um número ( kit )para participar de uma prova . Hoje, vejo ela postando suas corridas cada vez mais desafiadoras, com certeza logo vamos nos encontrar NA CHEGADA de alguma prova. Tudo isso vai passar !!