2021 mal começou e já fomos pegos de surpresa com inúmeros aumentos nos produtos em virtude da entrada em vigor das novas alíquotas do imposto sobre circulação de mercado e serviços (ICMS), a partir do dia 15 de janeiro que pode chegar até 34%.
O aumento do imposto, segundo decretos assinados pelo governador tucano João Doria é um escárnio levando em consideração atual problemas porque vem passando grande parte da população sem emprego e agora também sem auxílio do governo federal em meio a uma segunda onda do novo coronavírus.
Doria poderia sugerir ao seu partido a troca do tucano mascote do PSDB pela de um urubu, já que com seu decreto vai acabar matando de fome pobres e miseráveis juntamente com o Covid-19. Pois tais decretos atingirá mais de uma centena de itens de consumo de diversos segmentos. A nova regra sera válida por dois anos, ou seja, em plena pandemia e de uma crise sem precedentes no Brasil e no mundo.
Embora o setor mais impactado seja o de veículos usados,
- que terá reajuste de nada menos que 207% no ICMS,
- também recolherão mais impostos itens como medicamentos,
- alimentos em geral,
- produtos de limpeza e de higiene pessoal como álcool em gel e sabão líquido,
- por exemplo, mas também aumentar preços de itens essenciais e que pesa no bolso do cidadão já vazio como tijolos e outros 50 produtos usados na construção civil,
- além de setores como vestuário,
- caçados
- e móveis entre outros.
O aumento das alíquotas deverá impactar principalmente a alimentação. Só nos resta dizer> Bora protestar contra o escárnio do tucanalho “urubuzaca” !!!
E-mail: turibioliberatto@hotmail.com
Facebook: turibioliberatto@hotmail.com