A Sorte do Vinicultor
Drama romântico que conta a história de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um jovem viticultor camponês que almeja criar o seu próprio e perfeito vinho. (2009) – 2h06m – Classificação 14 anos. Título original: The Vintner’s Luck. Direção: Niki Caro.
Já tomou vinho de garrafa sem rótulo?
Eu respondo com um sim! Foi em um restaurante a beira do Rio Douro, na cidade Peso da Régua, em Portugal. Era o verdadeiro “vinho da casa” ao preço de míseros três euros. E confesso: de ótima qualidade. Nosso guia Manoel, que conhecia o vinho e a casa, nos orientou e a pedida se mostrou muito acertada.
Mas a história que quero contar é que nem sempre as garrafas tinham rótulos. Durante muitos anos a identificação era apenas gravada nas barricas. A situação começou a mudar só no final do século XVIII, com a invenção da litografia, a técnica que permite a impressão de gravuras.
No século XIX franceses e alemães utilizavam a informação do vinho em rótulos para divulgar suas excelentes safras em sinal de distinção social. Os primeiros rótulos limitados e quase privados, só para atender quem tinha muitas posses.
A história narra que em Portugal o vinho do Porto começou a ser rotulado em 1869 por encomenda de Dona Antónia para engarrafar os vinhos que deram origem a Quinta do Vesúvio de D. Antónia Ferreira.
Nossa Sugestão
As castas que compõem o Duc de Paris Espumante Brut produzidos pelo Método Charmat e selecionadas pelo seu bouquet e frescura, garantindo um sabor sempre requintado. Produto Espumante Bruto da Região França. Colheita 2017. Teor Álcool 10,50%. Deve se servido fresco.
Na Bodega Pastore(11) 9.9604-7743 e encontrado por R$ 45,00.