ArtigoHome

Quantas uvas ‘cabem’ em uma garrafa de vinho?

Tintos e Tantos Outros o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

“Na garrafa, o vinho é meu escravo; fora da garrafa, sou escravo dele”

Juan Luis Vives

Você escolhe o seu vinho, abre com o melhor saca-rolha, enche as taças dos amigos, aprecia o sabor. E confesse! Nunca se perguntou sobre quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?

Então respondo que fui pesquisar e posso te afirmar que são necessárias trezentas uvas, em média. Claro que tem a ver como foi feita a fermentação. Se elas estavam grandes e cheinhas, gerando mais líquido e mais leveza ou acidez, ou eram uvas quase passas, cheias de açúcar natural, mas produzindo menos quantidade de vinho.

A melhor informação que conseguimos “colher” e que passo agora aos amigos leitores foi no Blog oficial do Vinho Sonoma. Ali explica que um hectare de videiras tem mais ou menos 1.200.000 bagos de uvas, produzindo em média 33 barris de vinho. Número que na divisão, chega ao valor de 300 uvas por garrafa. Pronto. Já pode continuar apreciando sua taça, detendo mais esta rica informação.

 

Nossa Sugestão

Vinho-cavic-branco
Vinho-cavic-branco

O Cavic Branco Suave apresenta cor amarelo palha claro e nariz muito vinoso, delicado e aromático. Na boca tem um doce equilibrado. Produzido na Região Mendoza na Argentina com quatro castas: Moscatel de Alejandria, Moscatel Rosado, Cereza e Criolla Grande, plantado em solo arenoso e profundo com características climáticas desertas. Sua graduação alcoólica: 12,8%.

A temperatura de serviço entre 15º e 17°C. É ideal para acompanhar carnes leves e massas.

Na Bodega Pastore, (11) 9.9604-7743, pode ser adquirido por R$ 30.00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo