CulturaGeralHome

Tintos e Tantos Outros o sabor e o saber do vinho, Humberto Domingos Pastore

Boa é a vida, mas melhor é o vinho. O amor é bom, mas é melhor o sono” Fernando Pessoa

Quem tomou a primeira taça de vinho?

Pesquisas recentes confirmam que o primeiro ser humano a ter apreciado uma taça de vinho morava na Geórgia. Tudo teria começado há cerca de oito mil anos na região conhecida como Cáucaso, envolvendo além da Geórgia os países da Turquia e Armênia.

Muito apreciado pelos povos da Mesopotâmia, os vinhos eram transportados em odres, que são pequenas bolsas produzidas de peles de animais. Existem registros de que no século III a.C. o cultivo de uvas já ocupavam longas faixas de terra ao longo do Rio Nilo.

Achados arqueológicos no Egito mostram desenhos e hieróglifos registrando como era feita a vinicultura, desde a prensagem das uvas, sua fermentação, os primeiros rótulos com informações sobre as uvas, as safras e descrição dos sabores. Não estamos falando de comercialização para o grande público, mas restrito a oferendas aos deuses, e claro, aos reis terrenos…

Já a conservação da bebida se deve aos gregos que começaram a aplicar resina nos gargalos das ânforas mais resistentes, a fim de transportar para regiões bastante remotas. Foram também esses povos helênicos, os primeiros a estudar as propriedades medicinais do vinho.

madona_lambrusco_bianco
madona_lambrusco_bianco

Nossa Sugestão

O Madona Lambrusco Amabile Branco é um vinho frisante italiano elaborado a partir de diferentes sub-variedades da mesma espécie chamada Lambrusco. Produzido pela famosa Medici Ermete & Cevico na região da Emília-Romanha, é um vinho suave, frutado, delicioso, para se degustar acompanhado de frutas secas, petiscos, massas, pizza, embutidos ou como aperitivo. Na Bodega Pastore seu valor é R$ 37,00.

Apoio Cultural:

(Bodega Pastore)

(11) 9.9604-7743

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo