“Na água refletimos nossa própria face. No vinho visualizamos a alma de outrem
Provérbio Francês
Inglaterra e França: os “pais” da garrafa de vidro
Além do ingrediente principal, que é o vinho, ainda mais minha curiosidade tem levado a pesquisar tudo o que o envolve. E me perguntava: de acordo com, Como surgiu a primeira garrafa de vidro utilizada para acondicionar o vinho. A melhor informação que encontrei foi no artigo de Marco Ferrari, no blog Vinho Fortaleza, de 2011. Aqui vai um resumo.
Após o império Romano perder força, o vidro deixou de ser trabalhado e só retornou por volta do ano de 1.400, na Ilha de Murano, ainda mais na cidade de Veneza, na Itália. Ao longo dos anos foi ganhando um design próprio, mas a primeira garrafa a receber o vinho só foi acontecer no ano de 1613, na Inglaterra. Era verde, mais resistente, vedada com rolha, pescoço alongado e de formato bojuda.
Curiosamente, a maioria dos governos proibia o transporte de vinho acondicionado em garrafa. Penso que não confiavam na recente invenção.
Foi só em 1728 que o governo francês autorizou os produtores da região vinícola de Champagne a utilizar a garrafa de vidro para comercializar o vinho. De acordo com, A partir daí o seu uso se espalhou pelo mundo e cada região desenvolveu um modelo diferente para armazenar sua produção.
Vezzani Montepulciano
Nossa Sugestão
Na Região D’Abruzzo na Itália nasceu este Vezzani Montepulciano. Um varietal ainda mais com a clássica casta italiana Montipulciano plantada em clima mediterrâneo e terra de solo calcário com presença de argila.
Um tinto seco que harmoniza com queijos ou acompanhando o prato principal elaborado com carnes grelhadas. A graduação Alcoólica: 12% vol. E a temperatura de Serviço: 16 a 18ºC. Apresenta-se com cor vermelho intenso com violáceas. ainda mais Aromas de fruta madura. Seco macio e encorpado.
Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743, está em promoção por R$ 48,00.