AtualidadesHomeO canto do Joca

Priscila Bolcchi aborda desenvolvimento com tripé da sustentabilidade

Priscila Bolcchi aborda desenvolvimento com tripé da sustentabilidade

Priscila Bolcchi, engenheira ambiental e sanitarista, comandante da empresa Infocus Ambiental e professora universitária, falou ao Programa 30 Minutos sobre sustentabilidade e como retomar o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente, com o tripé: economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

Importância

“O que falta para a sociedade, para os empresários, para todo mundo, é conseguir entender a importância desse tripé, e aí ter educação ambiental”, ensinou a professora.

RESPONSABILIDADE

Priscila assinalou ainda que “é muito cômodo as pessoas cobrarem atitudes de empresas, do governo, mas eles também não fazem; cadê os seus deveres?, não é verdade?, temos direitos, mas também deveres”.

EXTINÇÃO

Na sala de aula, Priscila disse que costuma brincar com os alunos, ao questionar:

“Qual é o próximo animal em extinção? O leão? A girafa? O elefante? Não! Nós somos o próximo.

Então, o que está faltando é as pessoas pensarem um pouco mais nisso”.

Efeito climático

A especialista adverte ainda que a questão do efeito climático “não é exagero”, não pode ser foco de debate ideológico, e lembra que o Brasil é um dos países com o maior número de leis, com mais de 70 mil diplomas legais só sobre o meio ambiente, entre federais, estaduais e municipais, “só que, infelizmente, não temos uma fiscalização tão rígida”.

BUROCRACIA

Sobre o trabalho dos órgãos municipais e estaduais, a engenheira, que trabalha exatamente com isso na Infocus Ambiental, fez elogios, disse que “eles conseguem conversar bem”, mas lembrou que muitas vezes exige-se “um excesso de documentos, o que acaba dificultando, tornando tudo muito moroso, burocrático… e, muitas vezes, para se conseguir uma determinada certidão pedem-se 90 dias, aí mais 30 dias para outro, e quando você vai perceber já foram 180 dias, e você não consegue colocar em funcionamento sua empresa”.

INAFIANÇÁVEL

Priscila contou que às vezes alguns clientes falam que vão começar sem a documentação, e a especialista adverte: “Não faça isso, você está fora da lei, e crime ambiental é inafiançável”.

RESÍDUOS

A especialista afirmou ainda que, na Infocus Ambiental, ela e um outro engenheiro trabalham com licenciamento e gerenciamento de resíduos em toda a região do ABC.

FELIPE CHEIDDE

Foi sepultado ontem o corpo do ex-deputado federal e ex-dirigente esportivo de São Bernardo Felipe Cheidde, que morreu na véspera, aos 82 anos de idade, com insuficiência cardíaca.

JOGADOR

Antes da política, Cheidde foi jogador de futebol em clubes como Fluminense, Juventus e o Esporte Clube São Bernardo, agremiação que viria a comandar décadas depois. O ex-dirigente é considerado o “maior nome da história do clube”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo