Mãe de três filhos, pedagoga formada pela PUC, bacharel em Direto pela FMU e delegada titular de São Caetano, Katia Regina Cristofaro Martins, ao longo dos 37 anos de carreira, carrega na bagagem casos de repercussão e de dedicação à Segurança Pública e no DNA, a paixão pela profissão. Afinal, é filha de um delegado, Dr. Vicente João Cristofaro e, irmã de investigadores.
Além de ser professora na Academia de Polícia Civil, na Capital, a delegada, carrega no seu histórico; seis anos como investigadora, e passagens pelo Decap, em SP, inaugurou a Delegacia de Defesa da Mulher onde o caso Neymar é investigado, passou pelo Denarc, assumiu a titularidade dos 2º, 4º, 5º e 6º DPs de São Bernardo, Dise/Antissequestro até desembarcar como titular em São Caetano, em março, como delegada titular e chefe da Polícia Civil na cidade.
Enfim, entre os diversos casos de repercussão sob seus cuidados. O do ‘serial killer’ Anestor Bezerra de Lima acusado de ao menos 15 casos de latrocínios contra taxistas; o roubo a uma loja de joias em shopping de São Bernardo, diversos casos de estupro de vulneráveis e combate ao crime organizado.
Dra Katia Regina Cristofaro Martins define sua carreira policial com uma única frase; mas de grande efeito, de autoria do MC Smith: “… quem conhece a violência sabe dar valor à paz”.