A princípio, a promessa para melhorar parte da mobilidade do ABC Paulista, a linha 18-Bronze vai demorar mais um ano para sair do papel, ao menos.
Na manhã de ontem, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que os decretos que declararam de utilidade públicas as áreas que seriam desapropriadas para a construção das estações e das vigas do monotrilho venceram e que, por causa disso, o início da construção de linha não deve ficar para este ano.
“Na realidade, não houve outros projetos até o momento para a linha 18. Foram determinados estudos pelo governador João Doria pela impossibilidade do início da linha 18 pelo fato da caducidade do DUP [Decreto de Utilidade Pública] – decreto de desapropriação.O decreto de utilidade pública [das áreas para desapropriação] tem um prazo para ser utilizado. São cinco anos. Esse decreto caducou e nós não poderemos iniciar a linha 18 até o final do ano de 2019 pela caducidade.” – conforme Baldy.
A promessa inicial é de que a linha seria um monotrilho que deveria estar em funcionamento entre 2014 e 2015. Mas nenhuma viga sequer foi erguida e, segundo as declarações do secretário, outras possibilidades de transportes podem ser consideradas para a ligação, como um BRT – Bus Rapid Transit.