Feminicídio no Brasil – Leia no #UniversoFeminino
O que é feminicídio? É o assédio e morte intencional de mulheres, identificado como um crime hediondo no Brasil.
O feminicídio pode ser classificado em três condições…
ÍNTIMO
Feminicídio íntimo: quando há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor. Esses casos têm crescido nos últimos anos entre as grávidas, segundo relatos de registros médicos coletados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
NÃO ÍNTIMO
Feminicídio não íntimo: quando não há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor, mas o crime é caracterizado por haver violência ou abuso sexual. A região da America Latina é uma das mais conturbadas por crimes como este: estupros, assédios e assassinatos, por discriminação de gênero.
CONEXÃO
Feminicídio por conexão: quando a mulher, na tentativa de intervir, é morta por um homem que desejava assassinar outra mulher.
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nos últimos anos, cerca de 50 mil mulheres foram mortas no Brasil, sendo assassinatos feminicídio. O estudo aponta também, que 15 mulheres são assassinadas por dia no país, devido à violência por gênero.
LEI
Recentemente, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei do feminicídio, para tentar impedir os crimes contra as pessoas do sexo feminino. A lei altera o código penal, incluindo o feminicídio como uma modalidade de homicídio qualificado, entrando no rol dos crimes hediondos.