O candidato a prefeito de São Bernardo, Alex Manente (Cidadania), foi o que apresentou melhor desempenho no debate realizado na noite de segunda-feira (26), na Rede Gospel de Televisão. O encontro na emissora recebeu, além de Alex, os candidatos Luiz Fernando (PT) e Marcelo Lima (Podemos). A sobrinha do prefeito Orlando Morando, Flávia Morando (União Brasil), não compareceu ao debate, impedindo a população de ter acesso às suas propostas de campanha. O lugar dela no estúdio ficou vazio, para deixar claro a sua ausência.
Saúde
No primeiro bloco, quando o tema Saúde foi sorteado, Alex confirmou que irá abrir para a população, já em janeiro, o Hospital de Urgência de São Bernardo. “A saúde da cidade não vai bem. Não é possível ter um hospital desse porte sem atendimento direto ao munícipe. Também iremos implementar o Poupatempo da Saúde, para zerar filas de exames, consultas e cirurgias”, disse. “Não é falta de dinheiro, é falta de gestão em São Bernardo.”
Em resposta à pergunta formulada por Luiz Fernando, Manente falou sobre o trabalho realizado na Câmara, como deputado federal, como a aprovação do piso salarial da enfermagem. “Os enfermeiros foram heróis na pandemia e São Bernardo hoje sequer paga o dissídio coletivo a essa categoria tão importante. Por isso perdemos profissionais para as cidades vizinhas.” Alex também lembrou dos recentes casos de negligência médica no Hospital da Mulher.
Segurança
Na segurança, Alex falou sobre a implementação da muralha digital de segurança no município, respondendo a questionamento de Marcelo Lima. “Não é possível que uma cidade do tamanho de São Bernardo não tenha monitoramento de placas de veículo e de identificação facial. Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor para auxiliar no combate à criminalidade”, afirmou. “E vamos assinar a Atividade Delegada, para garantir aumento do efetivo de segurança nas ruas. Infelizmente a Prefeitura abriu mão disso e joga toda a responsabilidade para o governo do Estado.”
Empregos
Alex Manente também detalhou a proposta de implementação de um hub logístico, com horizonte no desenvolvimento do futuro de São Bernardo. “A cidade, que já foi o polo da oportunidade e do emprego, perde força a cada dia. Precisamos buscar nossas matrizes econômicas e, para isso, é necessário capacitar nossa população”, disse. “Vamos aproveitar nossa posição geográfica privilegiada e fazer um polo de desenvolvimento de distribuição de cargas, ligando cidade ao porto de Santos e ao aeroporto de Cumbica.”
Alvos
O candidato do PT optou por fugir de propostas e partir para o ataque aos adversários. Mas a tática não deu resultado. Manente teve direito a dois direitos de resposta durante o debate, devido a declarações do deputado Luiz Fernando.
Marcelo Lima também obteve um direito de resposta a partir de declarações do candidato do PT. “Viemos tratar de propostas e tudo que não ouvimos do candidato foi proposta. É uma tristeza. São Bernardo não merece voltar no tempo com o PT. Eles só pensam em politizar. Isso é lamentável”, disse Alex, ao utilizar o período concedido pela afirmação falsa de Luiz Fernando.
Apoios
Nas considerações finais, Alex agradeceu a parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação às políticas públicas para São Bernardo.
“Muitas das ações que vamos estabelecer serão em conjunto com o governo do Estado, como por exemplo na segurança pública e na saúde”, disse.
Ele concluiu falando da importância de políticas públicas para o desenvolvimento da logística na cidade.
“Tenho certeza de que o emprego do futuro está na indústria da tecnologia, da robótica. E vamos atrair essas oportunidades para São Bernardo”, conclui o deputado Alex Manente.