ArtigoHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

 

Você pode julgar um vinho com apenas um gole. Mas é melhor beber a garrafa toda só para ter certeza”
Autor Desconhecido

Convite para saber mais sobre o Vinho Verde

 Acredita-se que os primeiros vinhos portugueses exportados para os mercados europeus tenham sido os Vinhos Verdes, produzidos no Vale do Minho e no Vale do Lima, nos séculos XVI e XVII.

 A prova que não é de hoje que se faz vinho na Região do Minho é que a “Feitoria Inglesa” se instalou em Viana do Castelo no século XVI e, desse local os vinhos minhotos eram levados para o Norte da Europa.< /span>
 No ano de 1908 a Região Demarcada dos Vinhos Verdes foi definida. Esta região passa por todo Noroeste de Portugal e ficou tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho.


 A Região Demarcada dos Vinhos Verdes é a maior Região Demarcada Portuguesa. É também uma das maiores da Europa em termos de área geográfica.

 Só no ano de 2017, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes exportou a formidável quantia de 25.8 milhões de litros, distribuída que foi para 104 países.

 A Denominação de Origem Controlada (DOC) de Vinho Verde é usada em diferentes – vinhos, nomeadamente tintos, brancos, rosados e espumantes, mas também em outros produtos, como aguardentes vínicas, bagaceiras e vinagre branco, tinto e rosado.

 Em geral, o solo da região apresenta pouca profundidade, possuindo texturas arenosas. Desta forma a acidez decorrente dessas condições é naturalmente elevada. Na maior parte da região do Vinho Verde, o solo tem origem na desagregação do granito.

 São mais de 15 mil agricultores trabalhando em nome do vinho verde, para uma produção de 100 mil toneladas de uvas!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo