“Você pode julgar um vinho com apenas um gole. Mas é melhor beber a garrafa toda só para ter certeza”
Autor Desconhecido
Convite para saber mais sobre o Vinho Verde
– Acredita-se que os primeiros vinhos portugueses exportados para os mercados europeus tenham sido os Vinhos Verdes, produzidos no Vale do Minho e no Vale do Lima, nos séculos XVI e XVII.
– A prova que não é de hoje que se faz vinho na Região do Minho é que a “Feitoria Inglesa” se instalou em Viana do Castelo no século XVI e, desse local os vinhos minhotos eram levados para o Norte da Europa.< /span>
– No ano de 1908 a Região Demarcada dos Vinhos Verdes foi definida. Esta região passa por todo Noroeste de Portugal e ficou tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho.
– A Região Demarcada dos Vinhos Verdes é a maior Região Demarcada Portuguesa. É também uma das maiores da Europa em termos de área geográfica.
– Só no ano de 2017, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes exportou a formidável quantia de 25.8 milhões de litros, distribuída que foi para 104 países.
– A Denominação de Origem Controlada (DOC) de Vinho Verde é usada em diferentes – vinhos, nomeadamente tintos, brancos, rosados e espumantes, mas também em outros produtos, como aguardentes vínicas, bagaceiras e vinagre branco, tinto e rosado.
– Em geral, o solo da região apresenta pouca profundidade, possuindo texturas arenosas. Desta forma a acidez decorrente dessas condições é naturalmente elevada. Na maior parte da região do Vinho Verde, o solo tem origem na desagregação do granito.
– São mais de 15 mil agricultores trabalhando em nome do vinho verde, para uma produção de 100 mil toneladas de uvas!