Lançamento do APL RH Grande ABC
APL em construção buscará reconhecimento junto ao Governo do Estado
No dia 23 de março, às 19h00, ocorrerá o lançamento do APL (Arranjo Produtivo Local) de Profissionais de Recursos Humanos no Grande ABC. O grupo, que está sendo instaurado junto a um início de processo de reconhecimento, será formado por profissionais e empresas do setor na região. Os agentes buscarão a composição do setor público, entidades de classe e universidades.
A princípio, o conjunto de agentes trabalhará em três principais eixos. Um deles terá um trabalho focado no RH PJ (Pessoa Jurídica), constituído por àqueles que prestam serviços às empresas na região, enquanto um segundo eixos será responsável pelas relações entre as demandas regionais da área e as empresas. Além disso, os integrantes também farão as tratativas para a formalização do Arranjo junto ao Governo do Estado.
Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se, principalmente, por ser um conjunto de agentes que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva, que busca incluir empresas produtoras de um produto ou serviço de um setor específico e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas.
Além disso, é marcado também por ter uma governança e evidenciar relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes em um determinado território, bem como demonstrar a capacidade de promover o desenvolvimento local.
O lançamento do grupo é uma iniciativa da AGERH (Associação dos Gestores de Recursos Humanos), APDPRH (Associação dos Profissionais de Departamento Pessoal e Recursos Humanos) e Rede de Gestores de RH do ABC, e conta com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.