O presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima – Podemos, apresentou um balanço dos feitos de sua gestão, na tarde de ontem. As inovações implementadas, especialmente as voltadas à juventude, foram reconhecidas na 7ª Edição Nacional do Conexidades, evento realizado em São Sebastião, em junho. O reconhecimento, entregue pelo Secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Pietro, destacou a Câmara como parceira da juventude, valorizando iniciativas como os programas Jovens Aprendizes, Visita Monitorada e Incubadora de Ideias.
“Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho em equipe e de um compromisso real com a inovação e a inclusão”, destacou Danilo Lima ao agradecer o certificado. Ele aproveitou a ocasião para reforçar a importância dos projetos para engajar a juventude e aproximá-la do Legislativo.
Jovens aprendizes e estagiários
Um dos destaques da gestão foi o Programa Jovens Aprendizes, que emprega 20 jovens, além de seis estagiários da faculdade de Direito. Para Danilo, esses números representam mais do que dados: “É a oportunidade de preparar nossa juventude para o mercado de trabalho, proporcionando conhecimento e experiência no ambiente legislativo.”
Câmara de portas abertas
Outro ponto abordado foi o sucesso do programa Câmara de Portas Abertas, que agora conta com uma proposta histórica e pedagógica. Segundo Danilo Lima, o programa foi renovado com a colaboração dos jovens aprendizes e a supervisão dos setores da Câmara. “Juntamente com a diretoria de ensino, trouxemos escolas estaduais, faculdades e grupos interessados para conhecerem de perto o funcionamento do Legislativo,” explicou.
Escola da Cidadania
Além disso, a coletiva destacou a Escola da Cidadania, que oferece cursos gratuitos para servidores e a população em geral. “Esse é um sucesso absoluto. Mais do que qualificar, estamos contribuindo para o fortalecimento da cidadania em nossa cidade”, disse.
Já as Exposições Empreendedoras, realizadas há dois anos, cresceram de forma expressiva. “Hoje, ouvimos comentários de pessoas que nunca tinham visitado a Câmara e agora fazem questão de participar. Isso é muito gratificante”, afirmou Danilo.
Câmara sustentável
O compromisso com a sustentabilidade também foi amplamente debatido. A implementação de práticas como gerenciamento de resíduos, utilização eficiente de recursos naturais, instalação de bicicletários e promoção de palestras sobre saúde e sustentabilidade são apenas algumas das iniciativas destacadas. “Estamos mostrando que é possível alinhar desenvolvimento e consciência ambiental,” ressaltou Danilo.
Na área tecnológica, o presidente celebrou a modernização do telão, o uso de tablets e o lançamento do novo site da Câmara, mais intuitivo e acessível. “Com o sistema digital, eliminamos totalmente a necessidade de impressões em papel. É mais transparência e agilidade para o processo legislativo,” enfatizou.
Futuro
Para os próximos anos, Danilo Lima revelou dois programas inovadores já aprovados. A Incubadora de Ideias promoverá a interação da comunidade acadêmica com o Legislativo, incentivando a criação de políticas públicas. “Queremos aproximar os estudantes da vida política e mostrar como eles podem contribuir com propostas transformadoras,” afirmou.
Outro destaque é a Câmara da Inclusão Verdadeira, uma espécie de estágio inclusivo para pessoas com deficiência. “Esse programa permitirá que essas pessoas vivenciem, durante uma semana, o dia a dia da Câmara. É uma oportunidade única de integração,” concluiu Danilo Lima.
MARCOS FIDELIS