Nesta quarta-feira, 1º de maio, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) abre as portas da exposição “Desafio Salvador Dalí”, dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol.A mostra apresenta mais de 100 reproduçoes de obras do artista , o mais importante do Surrealismo Os ingressos estão sendo vendidos pelo site salvadordalisp.com.br e na bilheteria oficial até 30 de junho.
Com organização do Instituto Totex, os objetos, conteúdos e interatividades concebidos pela empresa espanhola ArtDidaktik estão distribuídos em seis áreas expositivas, convidando a uma jornada fascinante pela mente criativa do mestre do surrealismo:
Descobrindo Dalí
Organizada por décadas, contendo a evolução de sua trajetória pessoal e produção como pintor em paralelo à história do século XX que tanto o influenciou, esta enorme galeria conta com grandes paredes retroiluminadas que permitem ao visitante ver as obras ampliadas, a fim de perceber detalhes e entender as diferentes técnicas utilizadas por Dalí em suas pinturas.
Dalí Poliédrico
Aqui os visitantes conhecerão as ilustrações de Dalí para clássicos da literatura (como “Dom Quixote”); suas cenografias originais desenvolvidas para teatro e cinema (em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, por exemplo); a ourivesaria que deu origem a coleções de jóias surreais; a direção de arte e o protagonismo para campanhas publicitárias disruptivas; e as aparições imprevisíveis que o transformaram em cineasta e produtor de curtas metragens.
O Ateliê Daliniano
O principal ateliê do artista é recriado em um espaço que reproduz o existente na Casa-Museu Salvador Dalí em Portlligat, litoral da Catalunha. O ambiente compreende a influência do ateliê em seus principais trabalhos, começando com El Cristo, passando pelos retratos de sua esposa Gala – inúmeras vezes representada em todas as fases do artista -, e culminando em grandes obras como El Descubrimiento de América.
Surrealismo
O público percorrerá um túnel destinado à inserção sensorial nos quadros mais representativos da obra de Dalí, podendo admirar e interagir com as possibilidades sonhadas pelo artista. Esta caminhada é gravada e pode ser baixada gratuitamente para os smartphones dos visitantes.
Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia
Contando com cenografia avançada, recursos de iluminação especial e óculos 3D em parte do percurso, as experiências estéticas e científicas de Salvador Dalí com o mundo imagético levarão o público a refletir sobre como os caminhos da arte podem influenciar, subverter ou apenas agradar aos sentidos humanos.
A Inspiração de Salvador Dalí
Para encerrar a visita, é oferecido um conteúdo audiovisual com oito minutos de duração, totalmente desenvolvido em realidade virtual, com trilha sonora especialmente composta para a mostra, possibilitando através da computação gráfica a percepção de detalhes que durante anos foram invisíveis inclusive aos maiores críticos de arte e especialistas na obra do pintor. Aqui são oferecidos gratuitamente óculos de realidade virtual (VR) com fones de ouvido.
Laura Ayako Yamane