AtualidadesHome

Mais de 300 pessoas protestaram em frente ao HEMC

Protesto visa manifestar a insatisfação contra quebra de contrato no Mário Covas

A frente do HEMC – Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, foi palco de um protesto pacífico, na manhã de ontem (24), com presença de mais de 300 alunos, professores e funcionários do Centro Universitário da FMABC – Faculdade de Medicina do ABC, com supervisão da polícia militar, que elogiou a organização e o diálogo pacífico com os manifestantes.

A manifestação visa exigir os direitos da instituição de ensino em relação à sua mantenedora: Fundação do ABC, que, por sua vez, encerrou de forma abrupta e unilateral o contrato que garantia que a FMABC gerenciasse a Clínica Médica.

Foto: Reprodução

Cartazes

Os cartazes reivindicam autonomia universitária, investimentos em infraestrutura e melhor diálogo com a mantenedora. Além da preocupação com a formação acadêmica dos estudantes da área da saúde e com a qualidade de serviço oferecido à população, desde o início da parceria entre a FMABC e o hospital, em 2001.

De acordo com o médico e professor do Centro Universitário da FMABC, David Feder, o movimento não atrapalhou as atividades do hospital, mas visa impedir desmandos.

“Nosso protesto foi realizado de maneira silenciosa e respeitosa, porque temos a preocupação de não atrapalhar o atendimento ao público. Estão sendo feitas inúmeras tentativas de interferir na nossa autonomia universitária e de prejudicar nossa atuação no Hospital Mário Covas, e não podemos aceitar”, explicou o médico.

Segundo nota emitida pela FMABC, a Fundação substituiu a gerência da clínica médica por uma empresa sem experiência na área educacional para o direcionamento da disciplina, sem consulta prévia aos representantes da FMABC.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo