AtualidadesHome

Em 2024, patrocina o Programa Fábricas de Cultura gerenciado pela Poiesis

Novidade beneficiará todas as unidades que atendem as populações periféricas das zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape

Com 910.270 mil pessoas atendidas e 2.835 atividades realizadas em 2023, o Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, segue com novidades. Em 2024, as centenas de ações e serviços realizados pelo Programa terão o patrocínio do Mercado Livre.
Buscando contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento cultural e à criatividade, o Mercado Livre investiu R$ 395 mil por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O recurso ajudará a ampliar a realização de dezenas de atividades artísticas e de formação das unidades do Programa Fábricas de Cultura localizadas nas seguintes comunidades periféricas: Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo; Capão Redondo e Jardim São Luís, na zona sul da capital paulista; Diadema e Osasco, na região metropolitana, e a de Iguape, situada no Vale do Ribeira.
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito e acolhimento criativo para moradores das periferias de todas as idades e que buscam lazer, ampliar os diversos conhecimentos por meio de atividades livres e formativas no campo artístico e da tecnologia 4.0. Além da agenda de shows, apresentações cênicas, performances e outras atrações artísticas, o Programa realiza cursos, projetos focados na dança, no circo e na moda, e também oferece bibliotecas e estúdios de gravação de áudio.
“Levar oportunidades de desenvolvimento para os jovens das comunidades é um dos principais objetivos das Fábricas de Cultura. Além disso, o nosso foco é promover a liberdade de expressão e formar cidadãos. Contar com o Mercado Livre fortalece ainda mais a iniciativa e possibilita ampliar o alcance de nossas ações”, ressalta Dennis Alexandre de Oliveira, diretor geral das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis.
O público interessado pelos cursos, de curta e longa duração, e pela cessão de espaço para desenvolver o próprio projeto e ensaios, deve fazer as inscrições e formulários de agendamento presencialmente, na Fábrica de Cultura mais próxima da comunidade onde vive. Acesse o site do Programa Fábrica de Cultura para conhecer as iniciativas, a programação e ficar por dentro das novidades.


SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas.

Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo