Home

Dia Nacional da Conservação do Solo em Mauá

BRK reforça a importância de hábitos que evitam contaminações no meio ambiente e no sistema de saneamento da cidade

O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta segunda-feira, dia 15 de abril é uma data importante para discutir a utilização adequada desse recurso natural.

É importante destacar que os solos são um recurso natural fundamental, que desempenha um papel vital na produção de alimentos e na sustentabilidade dos ecossistemas.

E a BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, reforça neste dia a importância do descarte correto de resíduos, que evita contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

Em 2023, foram retiradas 107 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Mauá. Neste ano, somente no período de janeiro a março, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 20 toneladas.

Frequentemente, são encontrados nas tubulações de esgoto da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos.

Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos, isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.

Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água, portanto reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado deste resíduo no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.

 Na cidade de Mauá, em parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e Meio Ambiente e com a empresa Lírium Reciclagem Ambiental, a BRK realiza o Projeto Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”. A iniciativa prevê a destinação ambientalmente adequada do óleo de cozinha usado por meio da implantação de pontos de coleta nas escolas municipais e conveniadas, e todo o resíduo coletado pela Lírium é direcionado para reciclagem, sendo reaproveitado como matéria-prima em empresas da região.

Para participar do projeto é simples e rápido. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar e armazene em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do programa.

Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo-1

“Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia, como a correta separação dos resíduos e o descarte do óleo de cozinha usado, contribuem positivamente com a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico”, destaca Bruno Gravatá, líder operacional da BRK em Mauá.

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo