AtualidadesHome

Produção de veículos cai 11,8% em março

 

Prejudicada pela queda nas exportações, a produção de veículos no Brasil registrou um recuo significativo de 11,8% no mês passado em comparação com o mesmo período do ano anterior. Contudo, em contrapartida, frente ao mês de fevereiro, houve um aumento de 3,2%, resultando em 195,8 mil unidades produzidas em março, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Os dados foram divulgados pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, na segunda-feira (8). Apesar desse recuo no comparativo interanual, a produção do setor, próxima a 200 mil unidades, foi a melhor desde novembro, o que evidencia uma crescente demanda do mercado interno.

No acumulado do primeiro trimestre, a produção totalizou 538 mil veículos, representando um modesto crescimento de apenas 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A previsão da Anfavea para o ano todo ainda é de um crescimento de 6,2% na produção.

Por outro lado, as vendas de veículos novos em março atingiram 187,7 mil unidades, refletindo um declínio de 5,7% em comparação com o mesmo mês de 2023. No entanto, é importante destacar que o setor apresentou uma melhora no ritmo diário de vendas, alcançando, pela primeira vez no ano, a marca de 9,4 mil veículos vendidos por dia útil, superando em 8,5% a média de março do ano anterior.

Além disso, em relação a fevereiro, houve um crescimento expressivo de 13,6% nas vendas de veículos novos em março. Com isso, o primeiro trimestre encerrou com um aumento sólido de 9,1% nas vendas, totalizando 514,6 mil veículos emplacados no Brasil nos últimos três meses.

Esse desempenho positivo nas vendas é atribuído à melhora nas condições de crédito, decorrente da redução das taxas de juros, bem como à demanda contínua das locadoras de automóveis.

Entretanto, as exportações continuam apresentando números desanimadores, com uma queda de 28% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior. Embora os embarques do mês passado tenham registrado um aumento de 6,5% em relação a fevereiro, as exportações das montadoras brasileiras tiveram uma queda significativa de 28% no primeiro trimestre, totalizando 82,2 mil veículos vendidos para o exterior.

Os principais destinos dessas exportações incluem México, Argentina, Colômbia e Chile. Apesar do cenário desafiador nas exportações, o setor automotivo gerou 738 novas vagas de trabalho no último mês, elevando o total de empregos no setor para 101,4 mil trabalhadores, evidenciando uma perspectiva positiva para o mercado de trabalho dentro da indústria automotiva brasileira.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo