ArtigoHome

Os pets podem pegar dengue? Quais os cuidados?

Especialista esclarece principais dúvidas sobre o tema

Na última quarta-feira, 10, o Ministério da Saúde divulgou os números alarmantes de casos prováveis de dengue no Brasil, que atualmente passam de 3 milhões de registros em 2024. Além das dúvidas sobre prevenção em humanos e medidas a serem tomadas para evitar a propagação do mosquito e da doença, quem tem pet também se preocupa. Na rede Dr. Hato Hospital Veterinário e Pet Shop os tutores trazem cada dia mais dúvidas sobre o assunto.

“Felizmente os pets não são hospedeiros naturais do vírus da dengue e não há evidências de que eles possam contrair ou transmitir a doença diretamente para os humanos. No entanto, isso não significa que eles estejam completamente imunes aos mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti”, explica Mychelle Rosa, médica veterinária do Dr. Hato.

Embora os pets não contraiam dengue, eles podem ser picados pelo mosquito e sofrer com as consequências das picadas, como irritação na pele, coceira e desconforto. A especialista conta quais são os cuidados para proteger os bichinhos de estimação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue.

• Repelentes específicos para pets – Existem repelentes próprios para animais que podem ser utilizados para protegê-los contra picadas de mosquitos. Consulte sempre um médico veterinário antes de aplicar qualquer produto na pele do seu pet.

• Ambiente livre de focos de mosquitos – Mantenha o ambiente onde seu bichinho vive livre de criadouros de mosquitos. Certifique-se de trocar a água dos animais regularmente, sempre lavando bem com sabão, e elimine qualquer acúmulo em vasos de plantas e outros recipientes.

• Manter o pet dentro de casa – Evite deixar seu pet exposto ao ar livre durante os períodos de maior atividade dos mosquitos, geralmente ao amanhecer e ao entardecer.

• Tela nas janelas – Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos dentro de casa.

• Consultas regulares ao veterinário – Mantenha as vacinas e tratamentos antiparasitários do seu pet em dia, conforme recomendação do veterinário. Isso pode ajudar a prevenir outras doenças transmitidas por mosquitos, como a leishmaniose.

Embora os pets não possam contrair dengue, é importante tomar medidas para protegê-los contra picadas de mosquitos e garantir seu conforto e bem-estar. “Um bichinho saudável é mais alegre e, cuidar da saúde do animal de estimação contribui também para a saúde e segurança de toda a família”, finaliza Mychelle.

Sobre o Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato
Dr. Hato possui 3 unidades na região do Grande ABC (2 delas com hospital veterinário com atendimento 24h e pet shop), e 1 loja (pet shop) no Jardim Paulista – São Paulo – SP, totalizando mais de 13.000 m² de estrutura e cerca de 400 colaboradores. Além disso, desde 2018, possui uma loja on-line com diversos produtos e acessórios para pets.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo