CulturaHome

Escritora de SBC vence prêmio Autores Independentes

Maria Quitéria de Jesus foi a primeira soldado-mulher a lutar pela independência do Brasil

O romance histórico “Quem era Maria Quitéria?” vence o prêmio para Autores Independentes, promovido pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços. Maria Quitéria de Jesus foi a primeira soldado-mulher a lutar pela independência do Brasil. Precisou vestir-se de homem para ser aceita no Exército Libertador, em especial no “Batalhão dos Periquitos” e, apesar de ter exercido papel preponderante nessa guerra, foi esquecida pelos historiadores.

Pouco se sabe sobre Maria Quitéria. A escritora e jornalista são-bernardense Sueli Gutierrez, autora do livro, se debruçou sobre quase sessenta obras (livros, Teses de doutorado e TCC) para pesquisar sua história e o contexto sociocultural e político da época, relatando em paralelo a história da Independência do Brasil. Gutierrez se permitiu a interpretação dos fatos, assim como fizeram os historiadores, sempre se servindo das referências de pesquisadores para elucidar uma perspectiva da história na época da independência.

O segundo colocado é Genivaldo Santos, de Salvador, com a obra “Sofia e o relojoeiro” e a terceira Natália Medeiros de Santana, de São Paulo, venceu com “ Procissão”.

Os contemplados serão condecorados na programação do 19º Flipoços com evento junto a curadores do Festival e de sua parceira gráfica Renovagraf para um bate-papo. Eles falarão do processo de criação de suas obras, momento em que poderão autografar. O evento acontece no dia 27 de abril, às 12 horas no Palco do coreto cultural, no centro da 1ª Vila literária do Sul de Minas e a Feira do Livro vai até dia 5 de maio.

autora

de pé, rosto.jpg

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo