EditorialHome

A conscientização contra as doenças

Em praticamente todas as campanhas de vacinação no país, existe um dia no qual dedica-se empenho maior para imunizar a população. O chamado dia D. Não por menos, neste fim de semana, acontece o da vacinação da gripe em grande parte das cidades do país.

O que muitos devem ter em mente, não apenas quando a doença aperta, é colocar em dia o calendário vacinal. Um corpo imunizado com o vírus impede sua propagação e, consequentemente, o risco de ter uma epidemia na localidade, como é a dengue hoje. Tanto que já existe uma dose contra a doença, sendo aplicada, inicialmente, em adolescentes, para, dependendo do resultado da bolha contra o vírus, ser expandida para outras faixas etárias populacionais.

Além disso, cuidar do ambiente é outro fator preponderante para se precaver de algumas efemeridades. Estar com o lar limpo, o quintal cuidado e não ter elementos, como água parada, em vasos de planta, podem ajudar a diminuir o foco de mosquitos, como o aedes aegypti, que transmite, dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Fora isso, fazer um check-up todo semestre, pelo menos, com exame de sangue e outros exames, ajuda a se precaver de algum mal a ser infectado pelo corpo.

O brasileiro, por si só, tem uma consciência de que a saúde é importante para o dia a dia, mas muitos, por preguiça ou mesmo por conforto, vão aos médicos apenas quando o problema está grave ou mesmo a ponto de entrar em colapso.

O que o poder público, em qualquer esfera, e o privado também, devem fazer, são campanhas de conscientização da importância de vacinas e outros exames, para a prevenção e diminuição de doenças.
Quanto mais pessoas estiverem em dia com suas obrigações de saúde — e cuidando o ambiente em que está — melhor será o convívio e a queda de doenças no país.

Todo cuidado é essencial e, pensar no seu quinhão, para servir de exemplo ao próximo, pode ser uma saída propícia para que tenhamos um território livre de vírus e de outras efemeridades transmissíveis, seja por mosquitos ou outros animais, como ratos, passáros, porcos etc.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo