ArtigoHome

A contribuição do Ciesp para o desenvolvimento de São Caetano

           Rafael Cervone*

 

 

                                                    

 

O Ciesp de São Caetano do Sul, que comemora 67 anos em 9 de abril, tem contribuído de maneira efetiva para o fomento da indústria local, uma das mais destacadas do Estado de São Paulo. Isso é importante, pois o setor, gerando empregos de qualidade e agregando expressivo valor à economia local, é um dos responsáveis pela elevada qualidade da vida na cidade, considerada uma das melhores do Brasil para se viver, com avançada infraestrutura urbana e mercado forte.

A história do município remonta ao período colonial, quando suas terras eram ocupadas por fazendas de cana-de-açúcar e cafeicultura. No entanto, seu desenvolvimento ganhou impulso no Século 20, com a industrialização do ABC paulista. A partir da década de 1950, experimentou rápido aumento do parque fabril, em especial no setor automobilístico. Grandes montadoras, como a General Motors e a Ford, estabeleceram fábricas na cidade, contribuindo bastante para o crescimento do PIB e criação de empregos.

Além da indústria automotiva, São Caetano do Sul destaca-se em outros segmentos, como metalurgia, química e plásticos. O progresso da manufatura impulsionou o surgimento de bairros residenciais e a expansão da infraestrutura urbana, incluindo escolas, hospitais e áreas de lazer. O município mantém sua posição como importante centro industrial e comercial do ABC paulista, além de ser reconhecido por seu elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e educação pública de qualidade.

 

O Ciesp local faz parte da trajetória de sucesso da cidade. Seu trabalho foi um importante vetor de fomento industrial. Desempenha papel relevante para o avanço do setor, promovendo ações e serviços que visam fortalecer a produção, como capacitação empresarial, networking, representação político-institucional e defesa de interesses das empresas perante os órgãos governamentais. Colabora de modo ativo na busca de soluções para os desafios enfrentados pela atividade, bem como promove iniciativas voltadas a estimular o aporte tecnológico, a competitividade e o crescimento sustentável do parque fabril.

 

A Diretoria Regional também é protagonista na agenda da democracia, inovação e meio ambiente. Foram marcantes sua mobilização pelo Estado de Direito, na década de 1980, e o apoio à abertura comercial e à modernização da indústria, nos anos de 1990. Hoje, atua de modo ativo em favor da sustentabilidade, do aporte tecnológico e da transição à Manufatura Avançada. O Ciesp São Caetano demonstra a cada dia por que é protagonista da história local.

 

*Rafael Cervone, engenheiro e empresário, é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo